As
obras civis da fábrica da Sumitomo Rubber em Fazenda Rio Grande, PR, já
estão em fase final. Até abril de 2013 as máquinas e equipamentos das
linhas de produção serão instaladas na nova unidade e, paralelamente,
para lá serão transferidas as áreas administrativas, que atualmente
estão em São Paulo.
De acordo com Renato Baroli, gerente de vendas e marketing, a fábrica
brasileira, primeira fora da Ásia, é gêmea da unidade da Tailândia. "Não
estamos fazendo transferência de equipamentos usados. Estamos
construindo uma fábrica nova, totalmente do zero".
Toda a instalação e o início da operação serão acompanhados por uma
equipe de profissionais japoneses, afirma Baroli. Os primeiros
funcionários brasileiros ligados à produção, cerca de 150, já estão em
treinamento na Tailândia. A partir de abril começam os testes da
produção.
Os pneus, que levarão a marca Dunlop, serão enviados para a matriz, no
Japão, para testes em laboratório e pista. No Brasil, segundo o
executivo, "o projeto de um centro de desenvolvimento está previsto
para médio prazo, em mais ou menos cinco anos".
A produção será destinada em primeira etapa ao mercado de reposição
local e, em segunda fase, à exportação para a América do Sul. Mas os
primeiros contatos com fabricantes de veículos já estão em andamento e
segundo Baroli em dois ou três anos os pneus Dunlop brasileiros
equiparão veículos 0 KM. "A Sumitomo é fornecedora global de algumas
fabricantes de veículos, o que facilitará a homologação de nossos
produtos pelos clientes no Brasil".
Enquanto prepara a fábrica, a Sumitomo dá início à revitalização da
marca Dunlop no País. A marca esteve presente no mercado brasileiro até a
década de 80, com fábrica em Campinas, SP, em avenida que leva o nome
do fundador da empresa, John Boyd Dunlop. A unidade foi vendida para a
Pirelli. Nos anos seguintes a comercialização dos pneus Dunlop no Brasil
deu-se apenas por importação independente, o que acabou por depreciar a
imagem da marca, segundo Baroli. Assim o trabalho da Sumitomo, parceira
da joint-venture com a Dunlop Tyres desde 1999, agora é investir na
revitalização da marca, além da fábrica local.
Cerca de R$ 10 milhões foram aplicados na operação de varejo, com
nomeação de treze distribuidores que serão os responsáveis por trinta
lojas exclusivas de pneus Dunlop até julho de 2013. A meta é alcançar
cinquenta pontos exclusivos até o fim do ano que vem. A primeira delas
foi inaugurada em Curitiba, PR, no início de novembro. A operação
comercial dos modelos Dunlop começou em junho de 2012, apenas com pneus
importados.
Maira Nascimento | Fonte: http://www.autodata.com.br
FUTURA FÁBRICA DUNLOP NO PR