Todo
mundo já ouviu falar do rodízio de pneus, mas poucos sabem como fazer
corretamente e os problemas que podem se arrumar quando o rodízio é
feito de forma errada. Antonio Cesar Costa, consultor da Oficina Brasil
tira as dúvidas e ensina como fazer esse rodízio que visa equalizar o
desgaste dos pneus e com isso aumentar sua vida útil.
O remanejamento dos pneus no carro é indicado porque os compostos não se
desgastam de forma uniforme. Devido a maioria dos carros ser
tracionada pela dianteira, os pneus da frente tendem a desgastar mais
rápido que os traseiros, pois além da força de tração também são eles
que direcionam o carro para os lados.
Inverter as posições ajuda a equilibrar o desgaste. Conforme Antonio
Cesar, O rodízio de pneus deverá ser feito pelo menos a cada 10mil km.
Mas, só inverter as posições não é o suficiente, no momento do rodízio
deverão também ser verificados o balanceamento e o alinhamento,
contribuindo assim para a preservação dos pneus.
O rodízio deverá seguir uma regra muito simples. Nos carros com tração
dianteira, que são a grande maioria no mercado atual, os pneus traseiros
deverão ir para a roda dianteira sem mudar o lado, já os dianteiros
deverão ir para a traseira no sentido cruzado, ou seja, o dianteiro
direito irá para a traseira esquerda e o dianteiro esquerdo para a
traseira direita. Nos veículos com tração traseira, são os pneus da
traseira que deverão ser cruzados quando vierem para frente.
Mas fique atento, pois nem todos os pneus são iguais. "A exceção dessa
regra é somente para os pneus unidirecionais, o que obriga a mudança de
lado para manter-se o sentido de rodagem. No mercado existem pneus
multidirecionais e unidirecionais. Os multidirecionais podem rodar em
qualquer sentido, já os unidirecionais só podem rodar em um único
sentido", explica o consultor.
Fonte: Autos & Motores / Online - 14/05/2014