Ao
comprar pneus novos, a dúvida mais comum é sobre a validade. O que
conta? Validade ou garantia? A Associação Nacional da Indústria de
Pneumáticos - ANIP - esclarece essa questão.
Os pneus não têm prazo de validade e sim a garantia contratual oferecida
pelos fabricantes, que normalmente é de cinco anos a partir da data da
nota fiscal de compra do pneu ou da data de compra do veículo novo.
Na falta do comprovante de compra do pneu, a data que pode ser
considerada é a de fabricação do pneu. Para saber quando ele foi
produzido, basta olhar na sua lateral. Logo depois do código DOT,
encontra-se o número de série e esta informação consta os quatro últimos
algarismos. Os dois primeiros dizem respeito à semana de produção e os
dois últimos ao final do ano de fabricação. (ex.: 1017 [décima semana do
ano de 2017]).
No entanto, mesmo sem ter prazo de validade, é importante fazer a
manutenção adequada - calibrar os pneus semanalmente, realizar o rodízio
de pneus, bem como seu alinhamento e balanceamento - e estar atento a
sinais de desgaste. Outro fator determinante na durabilidade do pneu é o
perfil de direção do motorista. Dirigir de forma agressiva ou em locais
com muito trânsito, que requerem frenagens constantes, tende a gastar
mais o pneu. A resistência do pneu passa ainda por outros fatores, como
as condições mecânicas do veículo, carga sobre o pneu, clima e
temperatura ambiente.
Então quando devo trocar o pneu?
O motorista deve adotar o TWI ("Tread Wear Indicator" ou "Indicador de
Desgaste da Banda de Rodagem") como principal indicativo a ser
considerado para análise da necessidade de troca do pneu. O TWI é uma
saliência de borracha, localizada no fundo dos sulcos dos pneus e possui
1,6 mm de profundidade. Quando o desgaste do pneu atinge esse
indicador, significa que já está no seu limite e sinaliza que o pneu
deve ser trocado, pois passou a ser considerado "careca". Vale lembrar
que, além de interferir na segurança, o motorista pode ser autuado pelas
autoridades de trânsito caso circule com pneus nesse estado.
Sobre a ANIP e Reciclanip
A ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, fundada em
1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no
Brasil, que compreende onze empresas (entre elas a Dunlop) com 20
fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro
(duas), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (três) e Amazonas
(uma). Ao todo, responde por 27 mil empregos diretos e 120 mil
indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de
venda no Brasil com 40 mil empregos.
Em 2007, a ANIP criou a Reciclanip (www.reciclanip.org.br), voltada à
coleta e destinação de pneus inservíveis no país. Originária do Programa
Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a
Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de
pós-consumo da indústria brasileira, por reunir 1008 pontos de coleta no
Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, 3
milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados
adequadamente, o equivalente a 600 milhões de pneus de passeio. O
trabalho de logística reversa da Reciclanip já recebeu vários
reconhecimentos, como o Prêmio E, concedido pela UNESCO em parceria com a
Prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto E, o Prêmio FIESP como
exemplo de ação de sustentabilidade, e o Prêmio Opinião Pública (POP)
dos Conselhos de Relações Públicas pelo trabalho de conscientização da
população sobre o recolhimento e destinação adequada dos pneus
inservíveis.
Fonte: Maxpress Net
Assessoria de imprensa ANIP/Reciclanip Andreoli MSLGROUP