Na
Semana Nacional de Trânsito, a ANIP traz dicas para proteger seu
automóvel
Quem dirige em grandes metrópoles sabe como é comum desviar de buracos
nas vias. Além do risco de acidentes, não evitar depressões e outros
obstáculos pode trazer danos ao veículo, que pode começar a apresentar
problemas não só no balanceamento e alinhamento, como também nos pneus.
Na Semana Nacional de Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro, a ANIP
(Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) traz algumas dicas
práticas para evitar incidentes.
Previna-se
Quanto mais rápido você dirigir, mais difícil será desviar de um buraco e
também mais forte será o impacto, inclusive para a suspensão do
veículo. Ao dirigir na chuva, reduza a velocidade, redobre a atenção e
tente desviar das poças, pois elas podem esconder buracos sob a água ou
fazer o carro aquaplanar. Se não for possível desviar, não freie
bruscamente: desengate a marcha ou, ao menos, pise na embreagem ao
atravessá-la. Com isso, você evita danos no câmbio. Pneus que rodam com
pressões abaixo do recomendado estão mais susceptíveis a danos e
rompimentos por choque em buracos. Mantenha sempre as pressões
recomendadas para cada posição do pneu no veículo, verificando a cada 15
dias inclusive o pneu estepe.
Observe seu pneu
Ao passar por um buraco, é muito importante ficar atento aos primeiros
sintomas de problema no carro. Quando os pneus sofrem impactos mais
severos, podem desenvolver bolhas formadas por desagregação de seus
componentes internos. Para não haver o risco destas bolhas estourarem,
deve-se efetuar a troca do pneu. Fique também de olho nas rodas. Se
amassaram muito é preciso trocá-las. Por vezes pode ser algo leve, mas
que faça o pneu perder ar aos poucos e comprometa a sua funcionalidade.
Alinhamento
Fortes impactos depois de ter passado por um ou alguns buracos podem
provocar um desalinhamento da suspensão, o que faz com que os pneus
possam desgastar prematuramente, podendo causar deterioração nos ombros
dos pneus e causar desalinhamento de direção, deixando o veículo
instável e inseguro. Deve-se alinhar o veículo quando:
- Sofrer impactos na suspensão;
- Na troca de pneus ou quando apresentarem desgastes irregulares;
- Quando o volante estiver descentralizado;
- Quando forem substituídos os componentes da suspensão;
- Quando o veículo estiver puxando para um lado;
- Ou a cada 10 mil km.
Balanceamento
Além de causar desconforto ao dirigir, o desbalanceamento das rodas
causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em
componentes mecânicos e no próprio pneu. Deve-se balancear as rodas
sempre que surgirem vibrações, na troca ou conserto do pneu, ou a cada
10 mil km rodados.
Cambagem
Ao passar por buracos, os ângulos das rodas podem ser alterados pelas
fortes pancadas, podendo ser necessário se corrigir a cambagem, ou seja,
fazer com que o ângulo do camber volte ao indicado pelo fabricante. A
cambagem tem a tarefa de distribuir o peso do carro sobre a banda de
rodagem, evitando o desgaste irregular, diminuição da vida útil do pneu,
bem como alterações indesejáveis na direção.
O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e
o balanceamento, ou seja, quando o carro atingir 10 mil quilômetros.
Portal da Autopeça - 12/09/2017