Notícias

Lojistas parceiros da Dunlop encontram crescimento em 2015 apesar da crise

A análise geral do desempenho das fabricantes nacionais de pneus mostra uma queda de 1,2% nas vendas de todos os segmentos, segundo o salanço setorial de janeiro a outubro de 2015 levantado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Devido à forte retração da produção nacional de veículos, o cenário econômico do setor favorece medidas de contenção como demissões e lay offs.

A Dunlop afirma que adota um modelo diferenciado de atuação e já comemora o crescimento de sua rede no país, que hoje conta com mais de 120 pontos de vendas em todos os estados brasileiros.
Dos 120 pontos de venda da Dunlop, 47 são redes credenciadas, ou seja, estabelecimentos autônomos, porém associados à empresa como forma de parceria. A seleção das lojas é realizada a partir de uma avaliação do local e da sua reputação na região, priorizando assim a vinculação da marca a unidades consolidadas e de confiança. As lojas credenciadas têm fachada Dunlop e recebem treinamentos técnicos e de vendas assim como as outras unidades oficiais da marca.
A Dunlop explica que oferece aos lojistas credenciados treinamentos técnicos e comerciais para toda a equipe de vendas, além de ampla consultoria. A empresa também padroniza toda a fachada e auxilia a adequação interna da loja totalmente sem custo. Com isso, o empresário dos pontos de venda tem à mão as melhores práticas do mercado para alavancar seu negócio.
“Olhando para o pequeno empresário, é possível argumentar que os fatores influenciadores da mudança de bandeira são o reconhecimento da marca no mercado internacional, sua produção nacional, crescimento e credibilidade da marca no Brasil”, afirma Gilvani Alves de Oliveira, dono da TOP-SET Centro Automotivo e credenciado Dunlop desde junho de 2015.
Sua loja, que já existia no modelo multimarca desde 2011, viu os lucros aumentarem em 50% desde o credenciamento. O empreendedor viu na troca de bandeira uma oportunidade para acompanhar o crescimento da Dunlop no país, tem planos de expansão e deve inaugurar mais uma loja ainda em 2016.
A história não é diferente para Acir Soares, proprietário da AGM Pneus, em Brasília. A loja existia há quinze anos no modelo multimarca e foi credenciada em 2015. Desde então, o executivo – que é dono de outros dois estabelecimentos – viu o crescimento dos negócios de Dunlop ultrapassar o de suas outras lojas.
Acir está em negociação com a Dunlop para que estas se tornem credenciadas também. O empresário já entendia a força que uma marca tradicional com presença nacional tem. E enxerga na troca de bandeira uma oportunidade para alavancar os negócios.
O Mecânico - 14/04/2016