A
análise geral do desempenho das fabricantes nacionais de pneus mostra
uma queda de 1,2% nas vendas de todos os segmentos, segundo o salanço
setorial de janeiro a outubro de 2015 levantado pela ANIP (Associação
Nacional da Indústria de Pneumáticos). Devido à forte retração da
produção nacional de veículos, o cenário econômico do setor favorece
medidas de contenção como demissões e lay offs.
A Dunlop afirma que adota um modelo diferenciado de atuação e já
comemora o crescimento de sua rede no país, que hoje conta com mais de
120 pontos de vendas em todos os estados brasileiros.
Dos 120 pontos de venda da Dunlop, 47 são redes credenciadas, ou seja,
estabelecimentos autônomos, porém associados à empresa como forma de
parceria. A seleção das lojas é realizada a partir de uma avaliação do
local e da sua reputação na região, priorizando assim a vinculação da
marca a unidades consolidadas e de confiança. As lojas credenciadas têm
fachada Dunlop e recebem treinamentos técnicos e de vendas assim como as
outras unidades oficiais da marca.
A Dunlop explica que oferece aos lojistas credenciados treinamentos
técnicos e comerciais para toda a equipe de vendas, além de ampla
consultoria. A empresa também padroniza toda a fachada e auxilia a
adequação interna da loja totalmente sem custo. Com isso, o empresário
dos pontos de venda tem à mão as melhores práticas do mercado para
alavancar seu negócio.
“Olhando para o pequeno empresário, é possível argumentar que os fatores
influenciadores da mudança de bandeira são o reconhecimento da marca no
mercado internacional, sua produção nacional, crescimento e
credibilidade da marca no Brasil”, afirma Gilvani Alves de Oliveira,
dono da TOP-SET Centro Automotivo e credenciado Dunlop desde junho de
2015.
Sua loja, que já existia no modelo multimarca desde 2011, viu os lucros
aumentarem em 50% desde o credenciamento. O empreendedor viu na troca de
bandeira uma oportunidade para acompanhar o crescimento da Dunlop no
país, tem planos de expansão e deve inaugurar mais uma loja ainda em
2016.
A história não é diferente para Acir Soares, proprietário da AGM Pneus,
em Brasília. A loja existia há quinze anos no modelo multimarca e foi
credenciada em 2015. Desde então, o executivo – que é dono de outros
dois estabelecimentos – viu o crescimento dos negócios de Dunlop
ultrapassar o de suas outras lojas.
Acir está em negociação com a Dunlop para que estas se tornem
credenciadas também. O empresário já entendia a força que uma marca
tradicional com presença nacional tem. E enxerga na troca de bandeira
uma oportunidade para alavancar os negócios.
O Mecânico - 14/04/2016