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Jaguar Classic apresentou mundialmente no Petersen Museum, em Los
Angeles, o primeiro Jaguar XKSS genuíno fabricado em quase 60 anos.
A equipe de engenheiros da Jaguar Classic criou esse impressionante XKSS
na cor Sherwood Green como uma antecipação à produção de nove veículos,
que serão entregues a clientes de todo o mundo em 2017.
Considerado por muitos como o primeiro “supercarro” do mundo, a Jaguar
criou o XKSS como uma versão para a estrada do D-Type, modelo de
competição vencedor em Le Mans, que foi construído entre 1954 e 1956. Um
ano depois, em 1957, nove veículos destinados a exportação para a
América do Norte foram queimados em um incêndio na fábrica da Jaguar de
Browns Lane, em Midlands. Por isso, apenas 16 das 25 unidades planejadas
do XKSS foram produzidas.
Há alguns meses, a Jaguar anunciou que sua divisão Jaguar Classic
fabricaria os nove esportivos XKSS “perdidos” para um seleto grupo de
clientes e colecionadores de prestígio. O novo e exclusivo XKSS
apresentado em Los Angeles é o resultado de 18 meses de pesquisa e será
utilizado como prototipo para a fabricação das nove réplicas.
Esses nove veículos serão totalmente novos e terão os números de chassis
da época, recuperados dos XKSS originais. Cada um dos carros será
vendido a um preço superior a ?£1 milhão.
O XKSS é a segunda réplica criada pela Jaguar depois dos seis
Lightweight E-Type fabricados em 2014. Esse projeto permitiu que a
equipe pudesse aprender a desenhar veículos fiés às especificações da
época. Agora, esses conhecimentos se consolidaram com a criação do novo e
autêntico XKSS.
O XKSS apresentado em Los Angeles é uma réplica de época fabricada
graças à combinação dos desenhos originais dos arquivos da Jaguar, com
modernas tecnologias. A equipe de engenharia da Jaguar Classic escaneou
várias versões do XKSS de 1957 para confeccionar uma imagem digital
completa do veículo, desde a carroceria até o chassi, incluindo todas as
peças necessárias.
A carrocería do XKSS é fabricada com uma liga de magnésio, exatamente
igual ao modelo de 1957. Como os moldes dos desenhos originais já não
existem mais, a Jaguar Classic criou um novo molde de design
personalizado a partir das carrocerias originais dos anos 1950. As
carrocerías dos nove veículos foram fabricadas sobre esse molde mediante
um tradicional processo manual de montagem em cadeia.
Os engenheiros da Jaguar Classic trabalharam com as estruturas
originais, a partir das quais foram criados modelos CAD (computer-aided
design ou design assitido por computador) para facilitar a construção
dos chassis. A equipe da Jaguar Classic contou com a colaboração de
Reynolds, renomado fabricante de estruturas tubulares e tubos 531. A
empresa ficou responsável de confeccionar as nove peças específicas para
o modelo com medidas do sistema imperial ? utilizado no Reino Unido na
década de 50 ? ao invés do sistema métrico decimal, mais comum
atualmente As peças são soldadas em bronze, tal como se fazia com os
tubos dos chassis do XKSS naquela época.
As réplicas tem especificações originais, como freio a disco Dunlop nas
quatro rodas, equipados com uma bomba Plessey e pneus Dunlop nas rodas
de liga de magnésio.
Sob o capô do XKSS encontramos o motor de 3.4 litros de 262 cv do Jaguar
D-Type, com seis cilindros em linha. O propulsor inclui blocos de ferro
fundido totalmente novos e três carburadores Weber DC03.
Já no interior, o novo XKSS original exibe uma recriação perfeita dos
indicadores Smiths da época. Os detalhes foram feitos com muito cuidado
para que a réplica fosse idêntica aos modelos fabricados em 1957: a
madeira do volante, a costura dos assentos de couro, os botões de metal
do painel, entre outros.
Apenas foram realizadas pequenas mudanças nas especificações para
melhorar a segurança dos condutores e passageiros. Por exemplo, o tanque
de combustível foi fabricado com robustos materiais modernos para
aguentar a circulação e as especificações dos combustíveis atuais.
Os veículos postos à venda começarão a ser construídos à mão no começo
do próximo ano e é estimado que serão gastas 10 mil horas de trabalho
para fabricar cada novo XKSS.
Key Riches, Gerente de Engenharia da Jaguar Classic, comentou: “O XKSS é
um dos veículos mais importantes da história da Jaguar e nos
comprometemos a criar uma versão nova e original que seja totalmente
fiel ao modelo original em todos os aspectos.”
“Desde o número, o tipo e a posição de todos os rebites (são mais de
2000 no total), até os indicadores Smiths do painel, tudo é igual ao
veículo original porque é assim que deve ser.”
Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic, declarou: “O programa
de réplicas do XKSS destaca os conhecimentos da Jaguar Land Rover
Classic. Reafirmamos nosso compromisso de fomentar a paixão e o
entusiasmo pelo ilustre passado da Jaguar através de veículos, serviços,
peças e experiências extraordinárias.”
“Jaguar Land Rover Classic se encontra em uma posição ideal para
satisfazer a crescente aficção pelos clássicos, já que tem previsto
abrir uma nova sede mundial com um investimento de 7,5 milhões de libras
em Coventry, em 2017. Estamos desejando aumentar as atividades
comerciais, prestar assistência a nossos clientes atuais e atrair uma
nova geração de entusiastas do mundo todo”.
Autos&Máquinas - 20/11/2016