A
Sumitomo Rubber, fabricante dos pneus Dunlop, vai investir R$ 487
milhões em sua operação no Brasil. O anúncio acontece em plena crise de
vendas de veículos e apenas três anos depois de a empresa inaugurar a
primeira fábrica no País, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana
de Curitiba, no Paraná. O novo aporte dará conta de ampliar a unidade e
de construir nova planta para produzir pneus para caminhões.
Esta nova linha receberá R$ 312 milhões do pacote anunciado, para
financiar a infraestrutura e a compra de equipamentos. A ideia é que, ao
nacionalizar mais produtos, a companhia mantenha fornecimento estável o
mercado brasileiro de veículos de carga. Atualmente a Dunlop importa
esses pneus. Segundo a empresa, o segmento deve crescer 2% ao ano após a
fábrica ser inaugurada, o que justificaria o investimento.
A unidade começará a ser construída em 2017 e passará a operar em março
de 2019 com capacidade para produzir 500 pneus por dia. A planta deve
manter a flexibilidade para elevar este volume de acordo com a demanda. A
rede centros de atendimento de caminhões, chamados truck centers,
também vai crescer. Hoje são 10 casas espalhadas pelo Brasil.
A fábrica contará com o sistema de produção japonês Sun System, que,
segundo a companhia, permite a fabricação de pneus sem emendas. A
companhia aponta que a tecnologia garante alta qualidade e mais conforto
na rodagem, com menor tempo de resposta às manobras.
R$ 175 MILHÕES PARA PLANTA PARANAENSE
A primeira fábrica da Dunlop no Brasil, inaugurada em 2013, vai receber
fatia de R$ 175 milhões do investimento anunciado pela companhia. A
planta, que produz pneus para carros de passeio, atingiu a capacidade
máxima de 15 mil unidades por dia no fim de 2015. Com a expansão o
potencial saltará para 18 mil pneus diários até o fim de 2019.
A decisão de investir no Brasil foi motivada pelos bons resultados no
mercado local, com evolução de 62% nas vendas no ano passado. A Dunlop
alcançou ainda participação de 10% na reposição de pneus de carros de
passeio. O fornecimento de componentes originais também avança, com
clientes como Toyota, Volkswagen e FCA, todos conquistados ao longo de
2015.
“A decisão pela expansão e aporte reforça definitivamente nossa presença
no mercado brasileiro. Ampliar o negócio propicia o abastecimento com a
produção local e evita a variação de preço com a flutuação cambial e
seus riscos inerentes à importação de produtos”, destacou em comunicado
Shizuma Kubota, presidente da Sumitomo Rubber do Brasil.
Intelog - 17/07/2016