Controlada
pela japonesa Sumitomo, empresa investiu R$ 487 mi para ampliar unidade
na região metropolitana de Curitiba (PR). A expectativa é elevar neste
ano as vendas para as montadoras
A Dunlop Pneus, controlada pela japonesa Sumitomo, prevê atingir a
capacidade máxima de sua fábrica na região metropolitana de Curitiba
(PR) até março de 2019.
A empresa investiu R$ 487 milhões na ampliação da unidade fabril, que
atualmente já conta com uma capacidade de produção de 15 mil pneus de
passeio e SUV por dia. O investimento inicial na planta foi de R$ 750
milhões, em 2011.
Quando estiver a pleno vapor, a unidade da Dunlop vai adicionar 3 mil
unidades de pneus de passeio e SUV, e mais 500 unidades para caminhões –
mercado que está prestes a entrar. Essa produção deverá ser alcançada,
porém, no segundo semestre do ano que vem.
Conforme o presidente da Sumitomo Rubber do Brasil, Shizuma Kubata, a
planta brasileira operou com produção máxima durante o ano passado.
“Acreditamos no potencial do Brasil e avaliamos que há mercado para ser
conquistado, por isso decidimos pela ampliação”, afirmou o executivo,
durante entrevista a jornalistas.
“Apostamos não só no crescimento sobre a concorrência, mas no aumento do
consumo”, acrescentou.
O executivo disse que, de toda a demanda da América do Sul, metade é do
Brasil. No entanto, Kubata avalia que a Dunlop ainda conta com uma baixa
fatia de mercado, que no segmento de leves e passeio, no Brasil, é de
12%, já que a fábrica começou a operar apenas em outubro de 2013.
Segundo o gerente sênior de vendas e marketing da companhia, Rodrigo
Alonso, a empresa sentiu menos a crise, uma vez que a maior parte da
produção não se destina ainda às montadoras. “A recessão econômica
impactou principalmente estas empresas e menos o segmento de reposição”,
destacou, em referência ao início do fornecimento de pneus às
montadoras a partir do final do ano passado.
Diante de um mercado em recuperação, em 2017, a empresa obteve um
crescimento de 4,3% na receita líquida, o que representou mais de 5
milhões de unidades produzidas. A Dunlop reforçou que tais resultados
foram obtidos pelo aumento das vendas principalmente de produtos com
maior valor agregado e do fortalecimento da parceria com as montadoras.
A expectativa da fabricante, de agora em diante, é que boa parte da
expansão da produção seja destinada às montadoras, que no ano passado
responderam por 17% das vendas da companhia no País. Para 2018, o mix no
mercado original deve atingir 23%, segundo projeção da Dunlop.
Entre os clientes da fabricante japonesa estão Volkswagen, Fiat e
Toyota, mas a empresa já está em negociação com outras montadoras,
adiantou Alonso, evitando, porém, dar pistas de quando estes contratos
serão fechados.
“A ideia é ampliar no futuro [o total de clientes], mas tudo vai
depender do número de novos projetos”, acrescentou. Entre os veículos
abastecidos pela Dunlop estão Argo e Mobi (Fiat), Hilux e SW4 (Toyota) e
up! e o novo Polo (VW).
A intenção da Dunlop, informa a empresa, é reduzir gradativamente sua
participação no mercado de reposição.
Retomada
Segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip),
apenas no terceiro trimestre do ano passado a produção de pneus avançou
9,4% sobre igual intervalo do ano anterior, para 19,2 milhões unidades.
Conforme a entidade, nos segmentos de pneus de passeio e de comerciais
leves, o avanço foi de 12,4% e 14,5%, respectivamente.
Mesmo com a recuperação da produção no mercado local, os executivos da
Dunlop destacaram que a desvalorização do dólar puxou o crescimento das
importações de pneus, praticamente dobrando o volume frente um ano
antes. Com o consumidor ainda receoso, a opção pelo produto estrangeiro
cresce, geralmente por ser mais barato. /O repórter viajou a convite da
Dunlop.
DCI Online - pneus - 19/01/2018