Notícias

Dunlop Pneus supera metas definidas para 2016

Se o ano de 2015 foi positivo para a Dunlop, 2016 não fica atrás. Apesar de um cenário desafiador para o mercado de pneus, a empresa conseguiu atingir e superar suas metas, colocando mais de 4 milhões de pneus no mercado brasileiro.
Mesmo com as metas atingidas, a empresa reconhece que o ano passado apresentou grandes desafios para todas as fabricantes nacionais de pneus. A diminuição das vendas de veículos novos, por exemplo, encolheu o mercado de equipamento original e as oscilações do dólar trouxeram impactos negativos, não só nos produtos importados, como, também, na produção brasileira, uma vez que a utilização de matéria prima importada e aumento da alíquota sobre a borracha natural encareceu toda a cadeia.
“Para nós encerrar um ano como 2016 com números tão positivos é resultado de muito esforço de nosso time e nossos distribuidores. Mesmo com a situação brasileira de um mercado em retração, a Dunlop acredita na recuperação deste cenário e inclusive vem investindo mais no país”, afirma Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Vendas e Marketing da Dunlop. “Um exemplo disso é o investimento 487 milhões de reais na ampliação da fábrica de pneus de passeio e instalação de uma planta para produção de pneus para veículos de carga, anunciados em julho de 2016”, completa Rodrigo.
Outro ponto importante a se destacar é o crescimento que a Dunlop apresentou em 2016. No segmento de pneus para veículos de passeio no mercado de reposição, o crescimento foi de 3% em relação à 2015, totalizando 13% de market share entre os concorrentes nacionais. Já com pneus para veículos de carga, o crescimento foi de 1%, atingindo 4% do mercado.
O mercado brasileiro
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), em seu balanço anual, indica que, no acumulado de 2016, o balanço do setor foi negativo em 1,6%, puxado, principalmente, pelas montadoras, que registraram queda de 9,2% no ano. O impacto negativo foi amenizado pelas exportações, que fecharam o ano em alta de 7,7%. No ano de 2015, foram vendidos cerca de 72 milhões de unidades. Já em 2016, esse número chegou a 70,7 milhões.
Além disso, a ANIP indica que a produção total de pneus no ano teve queda de 1,1% na produção. O resultado é reflexo do baixo desempenho das vendas para o mercado de reposição e de montadoras.
Um ano de conquistas
A Dunlop operou com 100% da capacidade produtiva da fábrica – 15 mil pneus por dia. Isso permitiu um crescimento da empresa em quase todos os setores.