Se
o ano de 2015 foi positivo para a Dunlop, 2016 não fica atrás. Apesar
de um cenário desafiador para o mercado de pneus, a empresa conseguiu
atingir e superar suas metas, colocando mais de 4 milhões de pneus no
mercado brasileiro.
Mesmo com as metas atingidas, a empresa reconhece que o ano passado
apresentou grandes desafios para todas as fabricantes nacionais de
pneus. A diminuição das vendas de veículos novos, por exemplo, encolheu o
mercado de equipamento original e as oscilações do dólar trouxeram
impactos negativos, não só nos produtos importados, como, também, na
produção brasileira, uma vez que a utilização de matéria prima importada
e aumento da alíquota sobre a borracha natural encareceu toda a cadeia.
“Para nós encerrar um ano como 2016 com números tão positivos é
resultado de muito esforço de nosso time e nossos distribuidores. Mesmo
com a situação brasileira de um mercado em retração, a Dunlop acredita
na recuperação deste cenário e inclusive vem investindo mais no país”,
afirma Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Vendas e Marketing da Dunlop.
“Um exemplo disso é o investimento 487 milhões de reais na ampliação da
fábrica de pneus de passeio e instalação de uma planta para produção de
pneus para veículos de carga, anunciados em julho de 2016”, completa
Rodrigo.
Outro ponto importante a se destacar é o crescimento que a Dunlop
apresentou em 2016. No segmento de pneus para veículos de passeio no
mercado de reposição, o crescimento foi de 3% em relação à 2015,
totalizando 13% de market share entre os concorrentes nacionais. Já com
pneus para veículos de carga, o crescimento foi de 1%, atingindo 4% do
mercado.
O mercado brasileiro
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), em seu balanço
anual, indica que, no acumulado de 2016, o balanço do setor foi
negativo em 1,6%, puxado, principalmente, pelas montadoras, que
registraram queda de 9,2% no ano. O impacto negativo foi amenizado pelas
exportações, que fecharam o ano em alta de 7,7%. No ano de 2015, foram
vendidos cerca de 72 milhões de unidades. Já em 2016, esse número chegou
a 70,7 milhões.
Além disso, a ANIP indica que a produção total de pneus no ano teve
queda de 1,1% na produção. O resultado é reflexo do baixo desempenho das
vendas para o mercado de reposição e de montadoras.
Um ano de conquistas
A Dunlop operou com 100% da capacidade produtiva da fábrica – 15 mil
pneus por dia. Isso permitiu um crescimento da empresa em quase todos os
setores.