Notícias

Dunlop investirá R$ 487 milhões em expansão e terá produção local de pneus de carga

A Dunlop Pneus do Brasil investirá neste mês R$ 487 milhões na expansão de sua fábrica localizada na Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba (PR). O anúncio, feito à Revista Transpodata, foi realizado pelo presidente da Dunlop no Brasil, Shizuma Kubota. Além da ampliação da produção atual para veículos de passeio, será construída uma nova unidade industrial dentro da área da fazenda voltada exclusivamente para os pneus de carga, cuja previsão de início de produção é 2019.
Hoje, a planta curitibana da Dunlop produz 15 mil pneus por dia para automóveis, e com a expansão esse número chegará a 18 mil/dia. A meta inicial de produção para caminhões e ônibus será de 500 pneus por dia.
Pertencente ao Grupo Sumitomo Rubber, a Dunlop chegou ao Brasil em 2011. No ano seguinte, a empresa iniciou a importação de pneus. Em 2013, já na Fazenda Rio Grande, iniciou sua produção local voltada exclusivamente para veículos de passeio, enquanto os comerciais ainda são importados.
Com uma área total de 500 mil metros quadrados em sua planta de Curitiba (PR), a Dunlop tem administrado até agora somente 86 mil metros quadrados de área construída. Hoje, a fábrica no Paraná conta com mais de 1.200 funcionários, e Kubota declarou que a Dunlop pretende empregar mais 160 colaboradores para a futura expansão.
Apesar do atual momento de retração econômica do Brasil, a matriz da Dunlop no Japão decidiu fazer o investimento no País. “A demanda por nossos pneus vem aumentando, e acreditamos na recuperação do Brasil já no ano que vem. Após um crescimento negativo de 3%, esperamos que em 2017 o PIB (Produto Interno Bruto) do País suba 1%, e assim volte a se recuperar”, disse um esperançoso Shizuma Kubota.
“Nossa produção de pneus para caminhões e ônibus será focada primeiramente para atender a nossa rede de distribuição, mas para o futuro queremos, sim, fornecer nosso produto diretamente para as montadoras desse segmento”, afirmou o presidente da Dunlop no Brasil. E assim como os pneus de passeio, os de carga também serão exportados para a América Latina, principalmente para Argentina, Chile e Colômbia.
No mercado de reposição para pesados, a Dunlop tem seu melhor desempenho registrado na Região Nordeste, onde mantém 7,3% de market share (participação de mercado). No Sudeste, a participação chega a 3,7%. Em números absolutos, a empresa já atingiu vendas totais de 197 mil pneus para pesados. Sua rede conta hoje com 125 pontos de venda no total, sendo 116 auto centers e 10 truck centers (especializados em pesados).

Sistema produtivo inédito

Um dos destaques da futura fábrica da Dunlop será o Sun System, sistema produtivo aplicado nos pneus de passeio que será utilizado nos pneus de uso comercial da Dunlop pela primeira vez.
“O Sun System foi desenvolvido pelo Grupo Sumitomo no Japão. Ele elimina a necessidade de se fazer a construção do pneu por meio de emendas (método convencional), e conseguimos eliminar a colagem de bandas. Desse modo, nossos produtos ganham uma maior redução de vibração na hora da rodagem”, explica Shizuma Kubota.
TRANSPODATA - 14/07/2016