Notícias

Dunlop inicia expansão de fábrica no Paraná

Unidade em Fazenda do Rio Grande terá nova linha para a produção de pneus de carga Fábrica da Dunlop em Fazenda do Rio Grande (PR), que hoje produz pneus leves, também fará pneus para veículos de carga em 2019 De olho na recuperação do mercado, a Dunlop, fabricante de pneus, deu início ao projeto de expansão de sua fábrica localizada em Fazenda do Rio Grande, região metropolitana de Curitiba (PR), a fim de aumentar sua capacidade produtiva e também iniciar localmente sua fabricação de pneus para veículos comerciais pesados, como caminhões e ônibus. A expansão faz parte do investimento de R$ 487 milhões que a empresa anunciou em 2016 para sua fábrica brasileira (leia aqui). Atualmente, os pneus para veículos pesados são importados: a fábrica comporta apenas a produção de pneus para veículos leves, com uma capacidade atual de 15 mil unidades por dia. De acordo com o gerente sênior de vendas e marketing da Dunlop no Brasil, Rodrigo Alonso, a meta é elevar a produção diária para 18 mil unidades a partir de outubro deste ano, com o início da produção de pneus de carga a partir de 2019. “Nossa fábrica é modular. Atualmente estamos trabalhando com quatro módulos, em três turnos diários. Estamos construindo o quinto módulo com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva”, explica Alonso. “Queremos passar a produzir 500 unidades por dia no Brasil de pneu de carga e, com isso, atender mais da metade de nossas vendas com produção nacional” Os pneus Dunlop para veículos pesados também utilizarão tecnologia Sun System, a mesma usada na fabricação dos pneus leves e que permite a produção sem emendas nas partes de borracha do pneu, o que garante pneus mais redondos, mais confortáveis e estáveis, além de contribuir para o menor consumo de combustível. “Introduziremos a produção sem emenda para pneus de caminhão e isso hoje não existe no mercado brasileiro”, ressalta Alonso. FOCO NO MERCADO Atualmente a Dunlop possui 13% de participação do mercado de reposição de pneus para veículos leves de passeio no Brasil e 5,6% de fatia do mercado de reposição de pneus para caminhões. O plano de aumentar a capacidade produtiva e passar a oferecer pneus de carga made in Brazil também visa a conquista de novos clientes por meio de investimentos em marketing. “Hoje atendemos aproximadamente 6% das montadoras como Fiat e Volkswagen no Brasil, além da Toyota na Argentina. A ideia é ampliar os projetos com essas parceiras e trazer mais montadoras para o portfólio, uma vez que a presença em equipamento original endossa a qualidade do nosso produto”, comenta o executivo. Além disso, a empresa pretende expandir também o número de lojas de distribuição no Brasil, das 205 atuais para cerca de 240 até o fim deste ano: de janeiro até agora, já foram abertas cinco novas lojas, em Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP) e Aracaju (SE), todas para pneus de carros leves, e duas em Itajaí (SC) e Teresina (PI), para veículos de carga. Automotive Business – 14/05/2018