Unidade
em Fazenda do Rio Grande terá nova linha para a produção de pneus de
carga
Fábrica da Dunlop em Fazenda do Rio Grande (PR), que hoje produz pneus
leves, também fará pneus para veículos de carga em 2019
De olho na recuperação do mercado, a Dunlop, fabricante de pneus, deu
início ao projeto de expansão de sua fábrica localizada em Fazenda do
Rio Grande, região metropolitana de Curitiba (PR), a fim de aumentar sua
capacidade produtiva e também iniciar localmente sua fabricação de
pneus para veículos comerciais pesados, como caminhões e ônibus. A
expansão faz parte do investimento de R$ 487 milhões que a empresa
anunciou em 2016 para sua fábrica brasileira (leia aqui). Atualmente, os
pneus para veículos pesados são importados: a fábrica comporta apenas a
produção de pneus para veículos leves, com uma capacidade atual de 15
mil unidades por dia.
De acordo com o gerente sênior de vendas e marketing da Dunlop no
Brasil, Rodrigo Alonso, a meta é elevar a produção diária para 18 mil
unidades a partir de outubro deste ano, com o início da produção de
pneus de carga a partir de 2019.
“Nossa fábrica é modular. Atualmente estamos trabalhando com quatro
módulos, em três turnos diários. Estamos construindo o quinto módulo com
o objetivo de ampliar a capacidade produtiva”, explica Alonso.
“Queremos passar a produzir 500 unidades por dia no Brasil de pneu de
carga e, com isso, atender mais da metade de nossas vendas com produção
nacional”
Os pneus Dunlop para veículos pesados também utilizarão tecnologia Sun
System, a mesma usada na fabricação dos pneus leves e que permite a
produção sem emendas nas partes de borracha do pneu, o que garante pneus
mais redondos, mais confortáveis e estáveis, além de contribuir para o
menor consumo de combustível.
“Introduziremos a produção sem emenda para pneus de caminhão e isso hoje
não existe no mercado brasileiro”, ressalta Alonso.
FOCO NO MERCADO
Atualmente a Dunlop possui 13% de participação do mercado de reposição
de pneus para veículos leves de passeio no Brasil e 5,6% de fatia do
mercado de reposição de pneus para caminhões. O plano de aumentar a
capacidade produtiva e passar a oferecer pneus de carga made in Brazil
também visa a conquista de novos clientes por meio de investimentos em
marketing.
“Hoje atendemos aproximadamente 6% das montadoras como Fiat e Volkswagen
no Brasil, além da Toyota na Argentina. A ideia é ampliar os projetos
com essas parceiras e trazer mais montadoras para o portfólio, uma vez
que a presença em equipamento original endossa a qualidade do nosso
produto”, comenta o executivo.
Além disso, a empresa pretende expandir também o número de lojas de
distribuição no Brasil, das 205 atuais para cerca de 240 até o fim deste
ano: de janeiro até agora, já foram abertas cinco novas lojas, em
Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP) e Aracaju (SE), todas para pneus de
carros leves, e duas em Itajaí (SC) e Teresina (PI), para veículos de
carga.
Automotive Business – 14/05/2018