A
fabricante japonesa de pneus Dunlop quer se firmar no mercado de
reposição para veículos pesados. Além de começar a produzir equipamentos
para caminhão no Brasil, a empresa vai iniciar as importações de pneus
para ônibus urbanos. Rodrigo Alonso, gerente sênior de vendas e
marketing, disse que a importação dos equipamentos do Japão deve começar
este ano.
“Primeiro vamos testar o mercado de reposição para ônibus urbanos.
Estamos em testes em seis concessionárias de transporte público para
verificarmos a viabilidade econômica do nosso pneu. Ele é o único no
mercado sem emenda e isso melhora o desempenho dos veículos com relação à
durabilidade e o consumo de combustível”, disse Alonso.
O executivo ressaltou que a expectativa é importar 360 mil pneus de
caminhão e ônibus este ano. “O segmento de ônibus urbano é muito
sensível a custos, e ter um pneu que proporciona redução no consumo de
combustível é o que os clientes estavam pedindo. Estamos testando os
equipamentos em diferentes operadoras pelo país, para sabermos
exatamente as necessidades dos clientes”, afirmou Alonso, acrescentando
que em janeiro a Dunlop começa a importar, também do Japão, os pneus
para ônibus rodoviário.
Fábrica para o caminhão – Alonso ressaltou que o início da produção de
pneus de caminhão em Fazenda Rio Grande, no Paraná, está programado para
2019 e a meta é fabricar 150 mil equipamentos por ano, metade do que
hoje a companhia importa do Japão. Foram investidos R$ 487 milhões nessa
nova unidade. Hoje, a empresa já produz pneus para automóveis e tem na
reposição o seu grande mercado. Fornecimento para montadoras representam
somente 6% de sua linha de produção.
“Temos que nos firmar primeiro no Brasil e sentir o mercado. Por isso,
vamos produzir metade do volume que importamos atualmente, isso dá cerca
de 500 pneus por dia, o que dá 150 mil unidades por ano. É um volume
considerável”, disse o executivo. Segundo ele, a Dunlop também está
reforçando a sua rede vendas e deve fechar este ano com 240 lojas no
Brasil sendo que deve inaugurar centros dedicados a veículos pesados nas
capitais brasileiras. “Já abrimos seis Truck Centers no país e a ideia e
aumentar esse atendimento. A nossa expansão na produção tem que ser
sustentada por um bom serviço de pós-venda”, afirmou Alonso.
Transpodata News 07/06/2018