Em 2015, fábrica produziu média de 15 mil pneus/dia no Paraná
Pouco mais de dois anos após inaugurar sua primeira fábrica no Brasil, a
Dunlop atingiu a capacidade máxima de 15 mil pneus por dia na planta de
Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, a capital
paranaense. A média em 2015 chegou a 450 mil unidades/mês. A icônica
marca inglesa de pneus pertence ao grupo japonês Sumitomo, que investiu
R$ 750 milhões para erguer a unidade no Paraná, inaugurada em outubro de
2013.
No ano passado a marca comemorou a conquista de 10% de participação no
mercado nacional de reposição, com a venda de 3,9 milhões de pneus para
veículos leves e 197 mil para pesados, em crescimento de 62% sobre as
vendas de 2014 – em um ano que os fabricantes instalados no Brasil
tiveram queda de 1,2% nas vendas. Do total vendido pela Dunlop, 90%
foram produzidos na fábrica brasileira. Dentro dos 10% importados está a
totalidade de pneus comerciais distribuídos no País pela Dunlop, que em
2014 iniciou o processo de ampliação para começar a produzi-los na
planta do Paraná a partir de 2017, com novo investimento calculado na
época em R$ 1 bilhão.
Segundo a Dunlop, os dois negócios rumaram em sentidos opostos em 2015,
com aumento na participação no mercado de pneus de reposição para
veículos leves de 5% para 10%, enquanto no segmento de pesado o market
share caiu de 6% para 3%, o que pode ser explicado pela queda
generalizada da atividade do setor de transporte rodoviário de carga,
além da alta do dólar, que prejudicou a competitividade de produtos
importados.
MAIS CRESCIMENTO EM 2016
No fim de 2015 a fábrica brasileira da Dunlop conquistou seu primeiro
cliente OEM, fornecendo para a linha de produção da Toyota na Argentina
os pneus Grandtrek AT20 e AT25 que equipam a nova picape Hilux.
Recentemente a fabricante anunciou a conquista de mais um contrato,
desta vez da Fiat em Betim (MG), para o fornecimento direto de pneus
EC300+ que vão calçar Palio, Siena e Uno
A Dunlop informa que novas negociações estão em andamento para ampliar o
fornecimento direto às montadoras, com expectativa de fechar novos
contratos este ano. Com este novo segmento, que se junta ao mercado de
reposição e às exportações, a empresa calcula que suas vendas a partir
do Brasil deverão avançar para 5 milhões de pneus em 2016, cerca de 1
milhão acima do resultado de 2015, o que significará novo crescimento
anual de 25%.
Intelog - 14/03/2016